Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 


Free Translation Widget

Rating: 2.8/5 (54 votos)



ONLINE
1






 

 

☣ Console de videogame

☣ Console de videogame ☣

onsole de videogame (português brasileiro) ou consola de videojogos (português europeu) (chamado ainda no Brasil simplesmente de videogame ou console, e em Portugal apenas de consola ou videoconsola) é um microcomputador dedicado a executar os videogames, ou seja, jogos eletrônicos que podem estar contidos em cartuchos ou discos de leitura óptica, como CDs e DVDs por exemplo. Em tais jogos, é possível interagir através de comandos dados por meio de um controle, usualmente chamado de joystick. As informações dos jogos são processadas no interior do aparelho e disponibilizadas aos jogadores com o auxílio de uma interface gráfica, apresentada em algum dispositivo de vídeo (televisão, monitor, etc).

História

No início do século XXI, a indústria do videogame se tornou notoriamente lucrativa, atraindo o interesse de vários investidores e chegando a ultrapassar até mesmo a movimentação financeira gerada pela indústria do cinema.

O videogame começou sua história com estudantes universitários utilizando os computadores das faculdades e fazendo programações específicas para diversão.

Console de video game

Domésticos

  • Magnavox Odyssey 100 (1972 – 1973)
  • Pong (1975)
  • Telejogo (1977)
  • Coleco Telstar (1977)
  • Fairchild Channel F (1976 – 1977)
  • Atari 2600 (1977 – 1989)
  • Magnavox Odyssey² (1978 – 1984)
  • Intellivision (1980 – 1984)
  • Colecovision (1982 – 1984)
  • Atari 5200 (1982 – 1984)
  • Intellivision II (1983)
  • SG-1000 (1983)
  • Nintendo Entertainment System (1983 – 2003)
  • Sega Master System (1986 – 1991)
  • Atari 7800 (1986 – 1991)
  • TurboGrafx 16 (1987 – 1996)
  • Action Max (1987 – 1989)
  • Sega Mega Drive (1988 – 2002)
  • NeoGeo (1989 – 2004)
  • Super Nintendo Entertainment System (1990 – 2003)
  • 3DO (1993 – 1995)
  • Atari Jaguar (1993 – 1996)
  • Sega Saturn (1994 – 1999)
  • PlayStation (1994 – 2006)
  • Nintendo 64 (1996 – 2001)
  • Sega Dreamcast (1998 – 2002)
  • PlayStation 2 (2000 – Atual)
  • Nintendo GameCube(2001 – 2007)
  • Xbox (2001 – 2006)
  • Xbox 360 (2005 – Atual)
  • PlayStation 3 (2006 – Atual)
  • Wii (2006 – Atual)
  • Zeebo (2009 – Atual)
  • OnLive (2009 – Atual)

 

Portáteis

 

 

  • Game Boy
  • Atari Lynx
  • Sega Game Gear
  • Sega Nomad
  • Virtual Boy
  • Neo Geo Pocket
  • Game Boy Color
  • Game Boy Advance
  • Game Boy Advance SP
  • Gizmondo
  • Cougar boy
  • N-Gage
  • Nintendo DSi
  • Nintendo 3DS
  • Nintendo DSi XL
  • Nintendo DS
  • PlayStation Portable
  • PocketStation
  • Turbo Express
  • WonderSwan
  • WonderSwan Color
  • iPhone/iPod Touch
  • Android
  • Fabricantes

    Atuais

    • Nintendo: tradicional e inovadora, começou nos arcades (fliperamas) e estreou em 1983 com o NES. Fez também o SNES, o Nintendo 64 e o GameCube. Líder do mercado de portáteis com o Game Boy, o Game Boy Color, o Game Boy Advance e o Nintendo DS. Lançou o Wii com uma inovadora jogabalidade com o Wiimote, que fez com que ela voltasse a ser a líder do mercado. No inicio de 2011 lançou o seu novo portatil Nintendo 3DS que traz um inovador sistema de jogos 3D. Na E3 2011, Nintendo mostrou seu novo console, o WiiU, sucessor do Wii, com previsão de lançamento para 2012. O poder gráfico do novo console é praticamente o mesmo dos atuais consoles, Xbox 360 e PS3.
    • Sony: Ex-líder do mercado. Estreou em 1995 com o PlayStation. Em 2001, lançou o PS2, em 2005 o portátil PSP e em 2006 lançou o PS3.
    • Microsoft: Gigante dos softwares, estreou em 2001 com o Xbox. Em 2005 deu início a "nova geração" com o Xbox 360.
    • Apple: Criou o iPhone SDK com suporte a Jogos 3D e 2D, para desenvolvedores lançarem seus jogos para iPhone e iPod Touch na iTunes Store.
    • Antigas

      • Sega: tradicional fabricante de arcades, começou no Japão com as consolas SG-1000, SG-1000 Mark II e SC-3000. Teve grande sucesso com a Master System e a Mega Drive. Mas com o grande número de periféricos da Mega Drive, o fracasso da Saturn nos EUA, mesmo com o relativo sucesso do Dreamcast(o primeiro console 128-bit) no mundo, veio a falência devido a concorrência do Playstation da Sony e outros seguintes fatores: o Playstation segundo os programadores de jogos era muito mais fácil de se programar em 3D, uma vez que o Saturn possuia 3 processadores e, dizem, era dificílimo criar jogos em três dimensões para ele. Os jogos 3D seriam algo que revolucionaria os videogames, porém nesta época eram incipientes, entretanto. Deste modo, alguns dos melhores jogos 2D de sua geração, são para Saturn. Entretanto, desnecessário dizer, que o que determinou o mercado foram os poligonais 3D, sendo que o Playstation criou excelentes jogos tridimensionais e desbancou o Saturn rapidamente. Os jogos poligonais para Saturn eram sofríveis com adaptações dos arcades como o jogo Virtua Fighter.

      Quanto ao Dreamcast, embora fosse um dos melhores videogames de sua geração, a Sega não conseguiu mais se estabilizar pois os prejuízos deixados pelo Saturn e a montanha de periféricos para o Mega Drive nunca foram saneados. Deste modo, a Sega passou a dedicar-se apenas a produção de softwares em 2001.

      • SNK: fabricava a Neo-Geo, Neo-Geo CD
      • NEC: fabricante da TurboGrafx 16.
      • Atari: líder antes do crash de 1983 e da chegada dos japoneses. Fabricou o Pong, a Atari 2600, 5200, 7800, XEGS, a portátil Lynx e a Atari Jaguar, a sua última consola. Saiu do mercado em 1996, hoje fabrica jogos.
      • Commodore: extinta, fabricante de computadores como o Amiga.
      • Coleco: extinta, fabricava a Colecovision.
      • Magnavox / Phillips: fabricante do Odyssey e Magnavox Odyssey².
      • Mattel: fabricava a Intellivison.
      • Milton Bradley Company: Vectrex e Microvision
      • Philips: fabricava a CD-i
      • RCA: extinta, fabricante de PCs.