Survival horror é um gênero de jogos de videogame na qual o tema é terror e sobrevivência, ou seja, o principal objetivo do jogo é sobreviver a fatos inicialmente incompreendidos e misteriosos e, ao longo do jogo, descobrir o que está acontecendo e uma solução. Gênero iniciado no início da década de 1990 pela trilogiaAlone in the Dark, da Infogrames, mas que só se popularizou com o sucesso das franquias de Resident Evil e Silent Hill, produzidos pela Capcom e Konami. Geralmente os jogos usam aspectos sobrenaturais, como no caso de Silent Hill, ou biológicos, como o próprio Resident Evil.
O genero expandiu-se bastante no mundo dos jogos, explorando, a cada game, um novo tipo de terror a ser analisado. Enquanto todos eles se baseiam na tentativa de sobrevivência de uma, ou bem poucas pessoas, de um local completamente obscuro, cada um analisa um ponto de vista diferente, como seres sobrenaturais, pesquisas biológicas, sentimento de culpa, lendas regionais, e no geral, ficam martelando sobre estes vários assuntos no inconsciente do jogador, testando não apenas sua sobrevivência no jogo, mas seus valores e forma de pensar, fora do mundo dos jogos.
Além de ter que abrir caminho para fora do problema, o jogador costuma se deparar, em grande parte dos jogos deste gênero, com listas, diários, matérias dejornais e cartas, que o vão guiando e ajuda o personagem (e ao jogador) a entender a dimensão do perigo que ele está enfrentando. Alguns jogos se basearam na idéia dos pensamentos, criando o gênero "terror psicológico", e outros em puro sangue, "horror escrachado".